sábado, 6 de abril de 2013

Intervenções Possíveis Para o Professor Utilizar no Início da Construção do Conceito de Número

O professor é uma das primeiras pessoas que iniciará o conceito de número nas crianças. Para uma criança em processo inicial da construção do conceito de número o professor deve utilizar materiais concretos e que façam parte do dia-a-dia das crianças.
As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc.
O professor pode utilizar brinquedos como uma ótima ferramenta, pois é algo presente desde o início da vida das crianças. Jogos de encaixe numérico como relógios, simular compras com dinheiro de brinquedo, etc.
Pode também utilizar o calendário. O professor explica para os alunos o que é um calendário e como é composto, juntamente com os alunos farão a contagem dos meses, semanas e dias e identificarão que cada dia possui seu próprio número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário