O número está presente em nossa cultura. As crianças tem contato com esses números sempre, seja de forma escrita ou oral e quando elas chegam à escola já trazem consigo seus saberes sobre o número.
Os números são utilizados de várias maneiras.
Os Números Cardinais: dão nomes as diferentes quantidades.
Ex. Iris tem quatro (4) pulseiras.
Iago tem cinco (5) bolas.
Os Números Ordinais: são utilizados para indicar uma ideia de lugar.
Ex. Fui a terceira colocada no ENEM.
Vania mora na segunda casa da rua.
Os números como código: são os números utilizados como códigos, que podem também ser combinados com cores ou letras.
Ex. Número de telefone (11)0000-0000.
Placa de veículos AAA0000.
Segundo Piaget as crianças estruturam os números, o que ele nomeou de Número Operatório e as relações entre desenvolvimento da estrutura numérica e das estruturas lógicas de Classificação e Seriação.
Classificação
É a aproximação de elementos com características semelhantes construindo categorias. Quando separamos por categorias estamos classificando, separando por classes. No início estas classes precisam ser concretas é preciso tocar, sentir e ver para que se possa classificar. Com o passar dos anos esta classificação se torna mais abstrata.
Não se ensina a classificar, estimula-se para que se desenvolva esta habilidade.
Ex. Organizar em uma caixa apenas o material da escola e em outra caixa apenas os brinquedos.


Seriação
Seriar é ordenar, colocar objetos em ordem respeitando suas diferenças, de maneira crescente ou decrescente.
Assim como a classificação, a seriação deve ser desenvolvida e estimulada.
Ex. Álbum de fotos: ordenar por datas de acontecimentos.
Organizar as tintas por tonalidades: da mais clara para a mais escura ou vice e versa.


Numerização
É um termo atribuído a aprendizagem dos números em sua correlação com suas respectivas quantidades, por analogia com a alfabetização. Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código (alfabeto) e a habilidade de utilizá-lo para ler e escrever. Numerização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código numérico (algarismos) e a habilidade de associar esses números a quantidades assim como de lê-los, escrevê-los, compará-los, fazer operações com eles e posicioná-los numa sequência.
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