A Construção da Centena
Como sabemos
a Centena constrói-se pela junção de 10 dezenas. Para ensinarmos como isso
funciona podemos utilizar ainda os materiais não estruturados, ou material
dourado que por sua vez é chamado de material estruturado.
Mas a autora
do livro Conversa sobre números, ações e operações, Luzia Farraco Ramos nos
propõe o seguinte jogo:
Em uma
bandeja coloque uma quantidade de palitos (maior de 100), cada criança por
sua vez, lança dois dados e pega em quantidade de patitos a soma do resultado deles.
A cada 10
palitos que recolhe agrupa-os em um
montinho. O jogo termina quando terminar os palitos e ganha quem tiver a
maior quantidade de montinhos.
A compreensão
ganha formas reais quando usa-se materiais concretos.
A Construção da Unidade
de Milhar
A construção
da Unidade de Milhar é formada por 10 centenas. Para essa compreensão ser mais
clara e concreta para as crianças vamos usar materiais não estruturados e
estruturados, como por exemplo o material dourado, que é composto por cubos que
só podem ser trocados de 10 em 10, essa compreensão pode ser mais divertida,
fazendo com que a criança aprenda e internalize, e não decore.
“ Quando a
criança constrói o sistema de numeração decimal com base em suas vivencias,
visualiza quantidade e progressivamente compreende o significado do valor
posicional.
A linguagem
matemática é a linguagem do corpo, que teve sua origem na quantidade dos dedos
de nossas mãos, por isso é uma estrutura baseada em números de 10, 100, e 1000.
Se a criança reinventa, não copia nem reproduz, passa
ser autora desse saber.”
Luzia Faraco Ramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário